BLOCO DA DENGUE INVADE CARNAVAL

Bloco organizado pela Secretaria da Saúde participou do carnaval de Quintão.

Teníase (Solitária)

Conheça este parasíta e aprenda a prevenir-se.

Projeto Verão Legal de Dengue

No dia 05/02 ocorreu a blitz do Projeto " Verão Legal sem Dengue" na praia do Quintão na Avenidas dos Bancarios.

Blitz Contra a Dengue

Blitz realizada em frente ao Supermercado Lang, com o intuito de instruir os cidadãos que por alí transitavam.

I Campeonato de Maquetes

Campeonato realizado no Dia Nacional de Combate a Dengue no ginasio municipal de esportes que contou com a participação de varias maquetes. Também houve distribução de premios para as melhores maquetes.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mapas das Localidades

          Tanto no município sede quanto nos distritos, os locais de ação da equipe de Vetores e Zoonoses são divididas em Localidades. Assim como em todos os municípios existem os bairros que sub-dividem o território municipal as equipes de Vetores e Zoonoses sub-dividem o território municipal em Localidades.


Mapa da Sede.
Clique na imagem para ampliar.


De acordo com as cores, as localidades são:

N° 00006 - Localidade Centro - Bairro Centro
N° 00007 - Localidade Major Pinto - Bairro Major Pinto
N° 00008 - Localidade Chácara Velha - Bairro Chácara Velha
N° 00010 - Localidade Vila Nova - Bairro Navegantes
N° 00011 - Localidade Vila do Hospital - Bairro Vila Hospital
N° 00013 - Localidade Porto - Bairro Porto
N° 00014 - Localidade Agreste - Bairro Agreste
N° 00015 - Localidade Vila Paraíso - Bairro Paraíso



Mapa do distrito Granja Vargas.
Clique na imagem para ampliar.

N° 00009 - Localidade Granja Vargas - Distrito Granja Vargas.



          Mais detalhes das localidades nos próximos posts.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Troca de Armadilhas

          Com o intuito de tornar mais facil a manutenção e melhorar a identificação, as antigas armadilhas antigas estão sendo aos poucos trocadas por novas mais leves, melhor acabadas e com informações claras. Todos os Pontos de Armadilhas (P.A.) receberão aos poucos as novas armadilhas e nos próximos meses espera-se que sejam criados mais P.A. a fim de aumentar a área de monitoramento.


Mas o que é um Ponto de Armadilha (P.A.)?

        Armadilhas de oviposição são depósitos com água estrategicamente colocados em localidades negativas para Aedes aegypti, com o objetivo de atrair as fêmeas do vetor para a postura dos ovos. As armadilhas são divididas em ovitrampas e larvitrampas.

- Ovitrampas
        São depósitos de plástico preto com capacidade de 500 ml, com água e uma palheta de eucatex, onde serão depositados os ovos do mosquito. A inspeção das ovitrampas é semanal, quando então as palhetas serão encaminhadas para exames em laboratório e substituídas por outras.
      As ovitrampas constituem método sensível e econômico na detecção da presença de Aedes aegypti, principalmente quando a infestação é baixa e quando os levantamentos de índices larvários são pouco produtivos. São especialmente úteis na detecção precoce de novas infestações em áreas onde o mosquito foi eliminado.
        Devem ser distribuídas na localidade na proporção média de uma armadilha para cada nove quarteirões, ou uma para cada 225 imóveis, o que representa três ou quatro por zona.

- Larvitrampas
        As larvitrampas são depósitos geralmente feitos de barro ou de pneus usados, dispostos em locais considerados porta de entrada do vetor adulto, tais como portos fluviais ou marítimos, aeroportos, terminais rodoviários, ferroviários e terminais de carga, etc. Não devem ser instaladas em locais onde existam outras opções para a desova do Aedes aegypti, como é o caso dos pontos estratégicos.
          As larvitrampas devem ser instaladas a uma altura aproximada de 80 cm do solo em sítios preferenciais para o vetor na fase adulta. A finalidade básica é a detecção precoce de infestações importadas.
Cuidado especial deve ser tomado para que a água das larvitrampas ocupe apenas 2/3 da capacidade da mesma, de modo a deixar uma superfície interna da parede disponível para a desova. Durante a inspeção, que é rigorosamente semanal, deve ser priorizada inicialmente a captura de mosquitos adultos. Em seguida, faz-se a busca de ovos, larvas, pupas e exúvias em número máximo de dez.


          As armadilhas usadas na sede e nos distritos de Palmares são Larvitrampas.

Pedimos encarecidamente que não mexam nas armadilhas, não joguem nenhum tipo de objeto dentro das mesmas e não derrubem a agua contida dentro das armadilhas, pois isto prejudicaria o trabalho de monitoramento feito pela equipe de Vetores e Zoonoses do município.


P.A. n° 07 - Borracharia do Sanico, bairro Chácara Velha. Sede.


P.A. n° 14 - Posto de Combustíveis Mega Petro, bairro Chácara Velha. Sede.


P.A. n° 04 - Fabrica de Gelo Ingepal, bairro Porto. Sede.


P.A. n° 01 - Casa do Idoso, bairro Major Pinto. Sede.


P.A. n° 16 - Centro de Atendimento ao Ecoturista. bairro Vila Paraiso. Sede.