BLOCO DA DENGUE INVADE CARNAVAL

Bloco organizado pela Secretaria da Saúde participou do carnaval de Quintão.

Teníase (Solitária)

Conheça este parasíta e aprenda a prevenir-se.

Projeto Verão Legal de Dengue

No dia 05/02 ocorreu a blitz do Projeto " Verão Legal sem Dengue" na praia do Quintão na Avenidas dos Bancarios.

Blitz Contra a Dengue

Blitz realizada em frente ao Supermercado Lang, com o intuito de instruir os cidadãos que por alí transitavam.

I Campeonato de Maquetes

Campeonato realizado no Dia Nacional de Combate a Dengue no ginasio municipal de esportes que contou com a participação de varias maquetes. Também houve distribução de premios para as melhores maquetes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Atlas da Dengue disponível na Internet

Publicado em: 02/06/2010.


          O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) divulga a versão digital do Atlas de Morfologia e Morfogênese do Vírus da Dengue. A publicação, lançada em 2000, agora pode ser acessada via Internet gratuitamente. O Atlas descreve toda a morfologia do ciclo de vida do vírus da dengue por meio de 115 imagens acompanhadas de textos explicativos em inglês. A versão online apresenta o vírus da dengue e os aspectos gerais de células infectadas, bem como a morfogênese da replicação do vírus, descrita e discutida pela autora do livro e chefe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, Monika Barth. Algumas reações imunológicas também estão no Atlas. A publicação mescla aspectos técnicos e crítica científica, constituindo uma referência para pesquisas no campo da morfogênese e replicação do vírus da dengue.

Leia mais e acesse o Atlas no site do IOC/Fiocruz.
Link direto para visualização, clique aqui.


Fonte:

Cientistas criam mosquito transgênico para conter a Dengue

Publicado em: 23/02/10 - 09h46.


Doença afeta 100 milhões de pessoas por ano; alteração genética limita desenvolvimento de asas das fêmeas.

          Pesquisadores americanos e britânicos estão criando um tipo de mosquito transgênico em um esforço para conter a propagação da dengue. O vírus que provoca a dengue se propaga através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e não há vacina para a doença.

Chefe da pesquisa é da Universidade de Oxford e proprietário da Oxitech

          Segundo especialistas, a dengue afeta até 100 milhões de pessoas por ano e ameaça mais de um terço da população mundial.

Produzir e liberar um número suficiente de mosquitos transgênicos será um dispendioso desafio logístico

          Cientistas esperam que os machos transgênicos que estão criando cruzem com fêmeas para produzir outras fêmeas que herdem um gene que limita o crescimento das asas. Essas fêmeas têm sua capacidade de voar limitada, o que resultaria na supressão da população do mosquito.

O estudo foi publicado na "Proceedings of the National Academy of Sciences".


Sem utilidade para malária

          Os pesquisadores dizem que seu trabalho oferece uma alternativa segura e eficiente a inseticidas e pode ser usado para impedir a propagação de outras doenças através de mosquitos, como a malária.

          "Os atuais métodos de controle não são eficazes o suficiente, e são urgentemente necessários novos métodos", afirmou Anthony James, da Universidade de Califórnia, câmpus de Irvine.

          "O controle do mosquito que transmite o vírus pode reduzir significativamente a mortalidade humana."

          O chefe da pesquisa, Luke Alphey, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e proprietário de uma companhia de ciência aplicada, Oxitech Ltd, disse que a abordagem científica tem um foco bem específico. "A tecnologia é totalmente específica para uma espécie, já que os machos liberados vão cruzar só com fêmeas da mesma espécie."

        "Uma outra característica atraente desse método é que todas as pessoas em áreas tratadas estarão igualmente protegidas, independente de suas posses, poder ou grau de instrução."

          Hilary Ranson, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Liverpool, na Grã-Bretanha, disse que o trabalho científico é um grande avanço.

          "Será um desafio logístico produzir e liberar um número suficiente de mosquitos machos e não vai ser barato. Mas pode ser realizado com os recursos adequados."

          Ranson disse que a dengue é uma doença ideal para ser combatida dessa maneira porque é propagada por apenas algumas poucas espécies de mosquito. Segundo a acadêmica, seria mais difícil usar técnica semelhante no combate à malária por causa da variedade de mosquitos portadores.


Fonte: