segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Casos de dengue crescem 12,25% este mês, em relação a janeiro de 2010

          Só neste mês de janeiro, em 49 municípios pernambucanos, a Secretaria Estadual de Saúde notificou 513 casos de dengue. Em janeiro do ano passado, foram 457 casos investigados - um aumento de 12,25%. É que nesta época do ano, em que chove e logo o sol aparece, o mosquito transmissor da doença se reproduz com mais facilidade. Após as chuvas, a água limpa se acumula em recipientes e então, o inseto deposita os ovos.

          Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve ficar atenta para não deixar expostos os objetos que possam acumular água como, por exemplo, garrafas vazias e pneus velhos. Os baldes e as bacias são responsáveis por 80% do foco de dengue, segundo o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Otoniel Barros.

          “A gente recomenda às pessoas que eliminem os depósitos que não servem para nada. A larva do mosquito é bem resistente e sobrevive por 452 dias na natureza, mais que um ano. A gente precisa que as pessoas recebam bem os agentes de saúde, vejam o que eles fazem e sigam as orientações deles”, diz o gerente.

          Para tirar dúvidas ou denunciar possíveis focos da larva do mosquito, o telefone da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é 0800 281 1520. O serviço funciona das 7h às 19h.
 
 
Fonte: globo.com

0 comentários:

Postar um comentário