sábado, 7 de agosto de 2010

Diagnóstico de dengue – Teste rápido, como funciona este exame


teste rápido é um dos exames laboratoriais para diagnóstico de dengue, junto com os sintomas apresentados, proporcionam ao clínico concluir ou descartar um caso suspeito de dengue.
A avaliação da quantidade de plaquetas circulantes no sangue  também colabora para evidenciar a doença e  rincipalmente para observar sua evolução. Além destes existem outros testes que podem ser feitos logo no início dos sintomas, e a sorologia para dengue, mas são exames que muitas vezes não estão disponíveis na rede de saúde pública, entre eles: Isolamento do vírus, detecção do antígeno em tecidos fixados, teste de inibição de hemaglutinação e RT-PCR. Estes métodos são mais específicos e servem para confirmação de infecção pela dengue.
NotaO teste rápido é relativamente barato e geralmente está disponível nos laboratórios da rede de saúde pública.
Identifica-se qualquer um dos 4 sorotipos do vírus  da dengue, durante a realização do teste rápido. Imunoglobulinas IgG ou IgM, quando presentes na amostra (sangue do paciente é coletado e separado por centrifugação), se ligam aos antígenos recombinantes (1,2,3 e 4) do envelope viral, formando um complexo antígeno-anticorpo, que vai migrar ou “correr” pela fita por capilaridade, então serão capturados por anti-IgG e anti-IgM humanos imobilizados em duas áreas distintas desenvolvendo cor na faixa do IgG, IgM ou em ambas.
Na área controle também aparecerá coloração confirmando desta forma que o teste está funcionando bem e de forma correta.
Se for um teste negativo apenas a faixa controle vai desenvolver cor.
A sensibilidade do teste varia em torno de 99%, e a especificidade é por volta de 98%.
Porém o teste rapido só pode ser feito no inicio dos sintomas, isto porque O teste rápido só pode ser feito entre o 1° e o 3° dia em que a pessoa apresenta os sintomas, porque a presença da proteína (a NS1, que já indica a dengue) só pode ser detectada até 72 horas após o contágio. Já o teste convencional só consegue atingir os objetivos se for realizado após o 7° dia em que o paciente apresenta os sintomas. 

0 comentários:

Postar um comentário